sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Carta ao Menino Jesus

«Querido Menino Jesus,
não nasças no continente europeu - vão fazer de ti um consmista e um egoísta.
Não nasças no continente americano - na América do Norte ensinavam-te logo a seres capitalista, a fazer guerras e a seres o dono do mundo; na América do Sul, punham-te a cortar logo cana-de-açúcar, a pedir esmola e acabavas em menino de rua.
Não nasças no continente africano - ficas logo com SIDA, com diarreia, põem-te uma espingarda nas mãos, se entretanto não morreres de fome.
Não nasças no continente asiático - põem-te logo a fazer roupa, calçado e brinquedos para os meninos dos outros continentes e tu ficas sem infância.
No entanto, não deixes de nascer, mas o único lugar seguro é o coração de cada um de nós.»

Não conheço o texto original - escrito por crianças de uma paróquia portuguesa - que deu origem a esta versão - Frei Bento Domingues no Público - mas independentemente da formulação mais-ou-menos infantil parece-me uma mensagem espantosamente lúcida das crianças do século XXI

1 comentário:

Anónimo disse...

1) Não acredito que o texto tenha sido escrito por uma criaança;
2) Na verdade o Menino nasceu em todos esses continentes porque veio para ssalvar o que estava perdido, não para o que estava bem arrumadinho;
2) Veio para cada um de nós, não porque somos bons mas porque somos maus. No coração de cada um de nós existem todos esses continentes.